Novembro, 27 - 2010 - DC
O Grupo Ubacunhã orgulhosamente fecha a trilogia de festas-tributos/musico-performáticas.
A primeira "XIBANDO" foi um reunião de cultura tradicional caiçara com cantadores e dançadores de xiba, ciranda, fandango, cana-verde. Mestre Pedro Brandão do Puruba/Estufa, seo Jorge e mestre Mané da Praia Vermelha, o Grupo de Xiba do Prumirim, os rabequeiros Mario Gato e Marinho do Itaguá, entre tantos outros não menos importantes.
Já a segunda festa "GUERRA DE YPEROIG" em setembro, foi uma celebração em homenagem aos índios guerreiros da Confederação dos Tamoios, que resistiram bravamente contra a escravização indígena naquele início de brasil. Na ocasião o Grupo Ubacunhã apresentou um repertório de canções e ritmos enfocando o índio e sua história de luta e resistência.
Agora "BATUQUÊS em Geral" fecha a tríade de festas homenagens, enfocando o povo afro-brasileiro, seus ritmos, canções, luta, mitos e religiosidade. Nas três ocasiões os temas alongaram-se em tom de sarau , sempre com o sabor da cozinha não menos temática da Denise, da Marisa Muniz (a dona da casa), da Aládia, da Andréia e da Ana Lídia, além da preciosa ajuda dos amigos vários que estendem-nos a mão, em especial a Lúcia e o Goés!
Além da função sociabilizado, artística e cultural das festas, foi possível angariar uma pequena quantia em dinheiro que ajudará na apresentação da ópera popular As Lavadeiras de Rio e seus Amores de Mar, no dia 19 de dezembro na praia do Itaguá em frente ao Tamoio Iate Clube. Esperamos todos nesta festa/apresentação, encerrando este ano de realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário